Apresentação

Olá Pessoal!
O nosso grupo é constituido por três pessoas da turma 12ºCT2 da Escola Secundária Carolina Michaëlis. E irá desenvolver o projecto de " Divertida Fisica " durante este ano lectivo . Agora cada um de nos ira fazer o seu comentário pessoal.



Hello. Como sou a única mulher do grupo vou começar eu . Chamo-me Alina tenho 17 anos e ao contrário dos outros membros do grupo sou da Ucrânia. Sou apaixonada por fotografía (se puder ao longo do ano vou apresentar alguns dos meus trabalhos) e gosto de ciências exactas tais como a Matemática e Física . Tenho muito gosto em desenvolver este projecto, pois acho que vai ser muito engraçado , principalmente as nossas apresentações . Por isso aguardem pelas novidades e visitem-nos sempre .
Alina Oleshchenko =D

Olá, chamo-me Aurélio tenho 18 anos e sou do Porto. Se pudesse dedicava-me a 100% às bicicletas, pois o que mais gosto de fazer quando estou fora da escola é downhill. Ao contrário da Alina sou péssimo a Matemática, e não sou muito aplicado nos estudos, mas gosto de Fisica porque tem muitas coisas que posso aplicar ao desporto e também porque adoro mecânica. Aproveito para vos informar que no segundo período iremos abordar a Fisica associada ao desporto.
Aurélio Domingos xD

Boas, fui dado de meu nome José Miguel mais conhecido por Zé e a minha idade não é para aqui chamada :D. Tenho uma grande paixão por música, mais propriamente a guitarra. Outra das minhas grandes paixões é o skate, o qual gosto bastante de praticar e que desafia as leis da Física. Gosto bastante de Física, principalmnte a parte que se aplica ao desporto. Deixo-vos um grande abraço e beijinhos (não para homens), e espero que gostem, porque isto está a ocupar grande parte do meu tempo. Por isso são obrigados a gostar! :D

Zé Miguel Santos :P

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mecânica de fluidos

Sabes como funciona o frasco de perfume??



Comprimindo o balão de boracha no ponto 1, é enviado ar para a "boca" do frasco, onde o tubo se estreita (ponto 2), sendo o ar nesse ponto obrigado a circular com uma velocidade maior. Aumentando a velocidade, a pressão naquele ponto diminui. Essa variação de pressão empurra o perfume para a parte superior do frasco, sendo depois dispersado pelo o ar.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Fantastica Chávena





Barreira de som e Sonic Boom

O som, como sabemos, viaja através de ondas, usando um meio de propagação, no nosso caso o ar.

A velocidade de propagação das ondas é entitulada por velocidade do som, que ao nível do mar em condições de atmosfera padrão é de 1.226 km/h., e diminui, com a queda da temperatura do ar. Ficou convencionado que, quando um avião se desloca com uma velocidade igual à do som, ele está voando a Mach 1. Esta unidade é uma homenagem ao físico austríaco Ernst Mach que, pela primeira vez, mediu a velocidade de propagação do som no ar.
1. Subsônico
2. Mach 1
3. Supersônico
4. Onda de choque
Quando um avião viaja pelo ar, produz ondas sonoras. Se o avião viaja mais lento que a velocidade do som (normalmente 1120 km/h), as ondas sonoras podem se propagar à frente do avião. Se um avião voa mais rápido que o próprio som, quebra a barreira do som, produzindo um estrondo sônico no momento em que ultrapassa a barreira. O estrondo é a marola das ondas sonoras do avião.



Todas as ondas sonoras que normalmente se propagariam à frente do avião se combinam. Primeiramente o avião passa e você não ouve nada, mas logo em seguida ouve o estrondo que ondas sonoras criaram. É como estar na margem de um lago tranqüilo quando uma lancha passa a toda velocidade. Não há perturbação na água enquanto a lancha se aproxima, mas eventualmente uma grande onda vinda do rastro se choca com a margem. Quando um avião voa em velocidades supersônicas acontece o mesmo, mas em vez de uma grande onda de marola, você tem o estrondo sônico.



segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Globo da morte - Força centrífuga

Uma mota com a velocidade constante (v), sofre a influência da força centrífuga que empurra a moto e o seu piloto para fora do globo, ao passar na parte alta de um globo da morte, não cai porque a força centrífuga
Fcf = M.v2/r
é maior do que o peso P da motocicleta com o piloto, fazendo com que a mota seja empurrada contra a superfície do globo, aparecendo uma força de reação normal N em cada uma das rodas. Assim,


Fcf > P
ou  
M .v2  > P


Quando a motocicleta está no piso, a força centrífuga tem a mesma direção da gravidade, nesse momento, a reação da superfície do globo nos pneus da motocicleta N1 é maior que a reação N quando a motocicleta está no topo do globo, sendo:


2N = Fcf - P
2N1 = Fcf + P






Fonte : http://coelhodepau.blogspot.com/2010/04/e-incrivel-mas-e-verdade-na-ciencia.html

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Powerball

 Bom dia pessoal! Hoje vamos vos falar da powerball. Este aparelho é utilizado por muitos atletas para fortalecer e trabalhar os braços. A Powerball é um giroscópio dinâmico e revolucionário, que "explode" numa surpreendente conjugação de força centrífuga e inércia, a partir do momento em que se acelera o seu rotor interno. Em teoria, é efectivamente um princípio bastante simples (o princípio da precessão - aquelas forças "mágicas" produzidas por um corpo ao efectuar um movimento de rotação em torno de um eixo, quando se lhe aplica um binário, de tal modo que   tende a modificar a direcção do eixo de rotação). 

 













 Às 15.000rpm a sua Powerball exerce uma pressão de quase 20Kg nos seus braços, girando a uma velocidade de 250 rotações por segundo.
É um novo e revolucionário produto de fitness, para tonificar ou aumentar substancialmente a massa muscular nos pulsos, braços e ombros.
É o aparelho perfeito para reabilitar delicadamente os antebraços e os pulsos lesionados, que sofrem da síndroma de "Carpal tunnel", da "Lesão de Esforço Repetitivo", de artrites ou que atravessam a fase de recuperação de fracturas.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Explicação para o comboio Maglev ( Levitação electromagnética )



   Esta experiência baseia-se nos princípios da supercondutividade e da levitação electromagnética.
Há materiais que à temperatura ambiente podem não apresentar propriedades magnéticas ou eléctricas, mas que a temperaturas muito baixas já dispõem dessas propriedades. Nestas condições, esses materiais não apresentam resistência eléctrica, facilitando a deslocação de electrões. Este fenómeno designa-se por Supercondutividade.

Usando azoto líquido, o material cerâmico é arrefecido a aproximadamente a 100 K (-173 ºC), denominada Temperatura Crítica (Tc). No caso de metais, a Temperatura Crítica é inferior a 10 K (-263 ºC).
O fenómeno de levitação dá-se devido a existirem ímanes que atraem o material circulante (os ímanes nas margens do "carril"), enquanto os restantes aplicam uma força repulsiva (ímanes no centro do "carril"). Por não haver contacto, não existe atrito entre o material circulante e o "carril".
Nesta experiência, o impulso para gerar movimento é aplicado manualmente. No entanto, pode ser aplicada aos ímanes uma força eléctrica que crie esse impulso.

Comboios de levitação magnética ( Maglev)

Um comboio de levitação magnética ou Maglev (Magnetic levitation transport) é um veículo semelhante a um comboio que transita numa linha elevada sobre o chão e é propulsionado pelas forças atrativas e repulsivas do magnetismo através do uso de supercondutores.


Devido à falta de contato entre o veículo e a linha, a única fricção que existe, é entre o aparelho e o ar. Por consequência, os comboios de levitação magnética conseguem atingir velocidades enormes, com relativo baixo consumo de energia e pouco ruído, (existem projetos para linhas de maglev que chegariam aos 650 km/h e também projetos como o Maglev 2000 que, utlizando túneis despressurizados em toda a extensão dos trilhos, chegariam à marca de 2000 MPH (3200 km/h)).

                                          


Embora a sua enorme velocidade os torne potenciais competidores das linhas aéreas, o seu elevado custo de produção limitou-o, até agora, à existência de uma única linha comercial, o transrapid de Xangai. Essa linha faz o percurso de 30 km até ao Aeroporto Internacional de Pudong em apenas 8 minutos.



Um bom exemplo de fisica no nosso dia-a-dia.